O Procon-PR estará, amanhã, orientando os consumidores sobre a mudança de pulso para minuto na telefonia fixa. O atendimento faz parte do mutirão que o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, lidera, incentivando os demais Procons do País a explicar como as contas telefônicas passarão a ser processadas a partir desta mudança. A iniciativa se deve à falta de informação, por parte das concessionárias de telefonia, aos usuários dentro do prazo determinado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
Para dirimir as dúvidas, o Procon-PR estará distribuindo um material elaborado especificamente para este mutirão, onde são levantadas questões como a adequação do consumidor aos novos planos e seus direitos de migrar para outra opção.
O Procon-PR estará à disposição pelo 0800-411512 e na sua sede na Alameda Cabral, 184 esquina com a Rua Cruz Machado Centro, Curitiba, a partir das 9h, com guichê especial para este atendimento. O consumidor pode também acessar a página do órgão na internet – www.pr.gov.br/proconpr – e acessar o link ?telefonia fixa – tarifação por minutos?, onde encontrará informações em forma de perguntas e respostas sobre as principais dúvidas referentes a mudança.
Planos
A alteração de pulso para minuto entrará em vigor a partir do dia 31 de julho. No Paraná, são duas as concessionárias de telefonia fixa que farão a alteração: a Brasil Telecom e a Sercomtel, de Londrina. Essas empresas já estão autorizadas a oferecer aos seus clientes a escolha entre dois planos: o Plano Básico e o Plano Alternativo de Serviços de Oferta Obrigatória (Pasoo).
Os consumidores devem estar atentos ao seu perfil de utilização do serviço antes de optar por um dos planos. O Plano Básico é a opção indicada para quem faz ligações curtas. Porém, a tarifa por minuto fica mais cara nas chamadas que ultrapassem 3 minutos. Já no Plano Alternativo de Serviços de Oferta Obrigatória Pasoo – a cobrança será a cada 4 minutos. É indicado para quem fica mais tempo ao telefone.