Procon dá dicas para o presente dos pais

No decorrer desta semana, muitas pessoas devem sair à caça do presente do Dia dos Pais, movimentando o comércio. Para prevenir problemas, o Procon-PR alerta que alguns cuidados devem ser tomados na hora da escolha e compra dos produtos.

As dicas são comprar apenas o que é realmente necessário, escolher o produto de acordo com o perfil da pessoa a ser presenteada e de forma adequada às próprias condições financeiras.

“O ideal é que o consumidor já saia de casa com uma ou duas opções de presente em mente. Na hora da escolha, é importante unir preço e qualidade”, diz a advogada do Procon-PR, Shelley Rolim.

Para fazer economia, é importante sempre pesquisar preços. Segundo a advogada, alguns produtos costumam ter variações grandes de valores. “É possível encontrar até 50% de diferença em lojas de uma mesma rua”, afirma. “Quanto à forma de pagamento, é sempre melhor pagar à vista. Se a compra for a prazo, é importante se informar sobre a taxa efetiva de juros”.

No caso de aquisições pela internet, o consumidor precisa ficar atento ao endereço eletrônico (que deve começar com https://) e à presença do cadeado de segurança na tela.

“É importante imprimir o comprovante da compra, com a descrição do pedido, e pedir um e-mail de confirmação, além de ficar atento à data de entrega. Sites que não disponibilizam telefone, endereço e CNPJ devem ser evitados”, informa o Procon-PR.

Pela internet, o consumidor pode desistir da compra no prazo de sete dias após o recebimento da mercadoria ou da assinatura do contrato de serviço, com direito à restituição de valores pagos.