A coordenadora do Procon-PR, Ivanira Gavião Pinheiro, explica que a pesquisa é a melhor ferramenta do consumidor para realizar suas compras, aliando um bom preço à qualidade. Ela divulgou o levantamento preços de produtos natalinos, que mostra diferenças de até 91%, como no caso do quilo de uva passa escura, sem semente, de marca própria, que pode custar de R$ 6,80 a R$ 12,99.
Foram pesquisados pelo Procon-PR, entre 1.º e 4 de dezembro, os principais produtos que compõem a ceia de Natal – carnes, castanhas e nozes, frutas secas, panetones, chocotones e bebidas -, num total de 162 itens, com marcas pré-definidas, em nove supermercados de Curitiba.
“As diferenças encontradas podem pesar no bolso do consumidor”, enfatiza a coordenadora, que cita o exemplo das nozes sem casca, em embalagem de 200 gramas, da marca Mr. Valley, custando entre R$ 11,39 e R$ 21,69, ou seja, uma diferença de 90,4%; do quilo do lombo temperado Perdigão, de R$ 8,99 a R$ 16,88, com uma variação de 87,7%; do panetone com frutas, 400 gramas, de marca própria, encontrado entre R$ 2,49 e R$ 4,58, equivalendo a 83,9% de diferença.
Com variações tão grandes, a orientação é a de que o consumidor use a pesquisa do Procon como base do seu próprio levantamento. No entanto, a divulgação dos dados pode gerar uma maior competitividade entre os estabelecimentos, resultando em alterações nos preços dos produtos e nas ofertas.
Em todas as compras, o consumidor deve sempre exigir a nota fiscal, pois ela é a garantia da troca do produto, se este apresentar irregularidade ou para eventual reclamação.
A pesquisa de preços está disponível no link “Pesquisas”, no portal www.procon.pr.gov.br , clicando sobre o link “Natal” e depois “2009”. Ela também pode ser obtida na sede da Coordenadoria, à Alameda Cabral, 184, Centro, Curitiba.
