Central de resolução

Procon consegue acordo em 49% dos casos de dívidas

Em um ano de funcionamento, a Central de Resolução do Procon-PR atendeu 8.058 consumidores. Destes, 793 renegociaram dívidas com as cinco instituições financeiras que participam do projeto; Banco do Brasil, Grupo BMG, Grupo Bradesco, Grupo Itaú/Unibanco e Grupo Santander.

Foram 391 atendimentos renegociados com sucesso, ou seja, 49,30% de resolução. A gerente do projeto, Glória Mattiolli, comenta que alguns casos tem alcançado 95% de desconto para pagamento à vista. ‘Nem todos as tentativas de acordo no superendividamento têm sucesso, pois muitas das propostas apresentadas não podem ser cumpridas pelo consumidor por estarem desempregados, ou sua renda já está comprometida’, observa.

Para a gerente do projeto, o superendividamento deve ser tratado como um problema social, que condena um número de pessoas cada vez maior à exclusão e a uma existência indigna, obrigando ao pagamento perpétuo de uma dívida insolúvel. O superendividamento é também nocivo à economia, na visão dela, por retirar o consumidor do mercado, minimizando seu poder de compra e vedando-lhe novos investimentos.

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