A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR) iniciou ontem um mutirão de audiências em sua sede em Curitiba. Os trabalhos, que vão se estender até o dia 15 de abril, têm como objetivo diminuir a pauta da entidade e garantir uma maior rapidez e agilidade para atender o público.
De acordo com a coordenadora do Procon-PR, Ivanira Gavião Pinheiro, a meta do mutirão é de atingir três mil audiências neste período. “Tivemos um aumento de 15% no atendimento entre 2008 e 2009.
Como hoje (ontem) é o Dia Internacional do Consumidor, achamos que seria adequado realizar este trabalho, que vai desafogar bastante a nossa pauta. Além disso, é obrigação nossa realizar esses mutirões, para que o consumidor possa receber atendimento o mais rápido possível”, revela.
Outro objetivo do mutirão é o de fechar entre 75% a 80% no número de audiências. “Estamos confiantes e preparados para buscar esta meta. Os conciliadores passaram por treinamentos para que consigam fechar acordos, desde que seja benéfico para quem protocolou a ação”, afirma.
Ela só avisa que as audiências do mutirão já estavam pré agendadas e que quem procurar o Procon nos próximos dias terá que aguardar um pouco mais para ser atendido.
Pinheiro afirma que buscar a solução do impasse entre consumidor e fornecedor no Procon é interessante para as duas partes. “Para o reclamante, vale a pena porque ele vai poupar tempo e aborrecimento para resolver seu problema. Para quem sofre a denúncia, ajuda a melhorar a sua imagem, pois sempre quando é dada a ata negativa da audiência, o nome do reclamado vai para o nosso cadastro de fornecedores, o que deixa com uma má imagem perante os consumidores”, opina.
Além do mutirão, será realizado hoje uma feira de serviços, das 9h até as 17h, na Praça Santos Andrade, em Curitiba. Neste evento, as pessoas poderão receber orientações, saber como funciona os trâmites, abrir reclamações, conhecer a campanha do “Consumo Consciente”, entre outras coisas.
“Vamos trazer diversos serviços para população. Sobre a campanha, ensinamos que antes de se adquirir algum bem, deve se planejar com antecedência, para evitar problemas futuros com inadimplência”, salienta.
Durante esse período, o atendimento pessoal continuará normal. O Procon-PR fica na Alameda Cabral, 184, esquina com a Rua Cruz Machado, Centro, Curitiba. O atendimento telefônico também estará funcionando normalmente, pelo número 0800-41-1512.