Procon: 30% das audiências têm solução

Mais de 10 mil audiências é o saldo das conciliações entre consumidores e fornecedores promovidas pelo Procon-PR, entre janeiro e agosto deste ano, segundo informou a coordenadora do órgão, Ivanira Gavião Pinheiro. Diariamente são realizadas cerca de 60 audiências, conforme programa que permite, já no registro da queixa, que o consumidor saiba a data de sua audiência, marcada para, no máximo, 30 dias.

Para maior agilidade, o consumidor deve apresentar, quando fizer sua queixa, cópias de seus documentos pessoais, comprovante de residência e da compra do produto ou serviço com problema. Feito isso, o fornecedor é notificado pelo correio, a fim de que esteja presente na data agendada. As audiências levam em média 30 minutos e nelas os mediadores explicam as vantagens e desvantagens de se firmar um acordo, além das sanções impostas aos que descumprirem o acertado.

Do total de 10.192 audiências realizadas em oito meses, os consumidores tiveram seus problemas resolvidos em cerca de 30% delas; em 23% não houve acordo e os fornecedores poderão sofrer sanção de multa; nas demais audiências foram encerrados processos, definidos prazos para resolução ou realização de novas audiências.

Para reclamar, o consumidor deve procurar o Procon, na Alameda Cabral, 184, esquina com a Rua Cruz Machado, Centro, em Curitiba, de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, munido das cópias dos documentos. Para informações pode ligar para o Disque Procon 0800-41-1512. (AEN)

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo