Primeiro leilão de gado holandês

A segunda edição da feira AgroLeite que está sendo realizada no Parque de Exposição Dario Macedo, em Castro, realiza hoje, às 20h, pela primeira vez, um Leilão de Elite de Novilhas da Raça Holandesa. Segundo o presidente da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa, Nélio Ribas Centa, o objetivo é arrecadar dinheiro para iniciar a construção da nova sede da associação no Paraná.

Cerca de 30 animais, considerados os melhores do Estado foram doados pelos criadores paranaenses de gado holandês, e estima-se a venda por valor em torno de cinco mil reais para cada um. “Esperamos a participação de mais de 400 pessoas de diversos locais do País para o leilão, pois já foi confirmada a presença de criadores de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais”, ressalta Nélio.

No dia 17, último dia da feira, vai ser realizado, às 10h30, o julgamento da raça holandesa. O evento vai eleger, entre outras categorias, a melhor fêmea adulta da exposição, que receberá um troféu da associação. A expectativa dos organizadores para o evento é que compareçam mais de 2 mil pessoas no local.

Histórico

O gado holandês chegou ao Brasil por volta de 1935, disseminando-se por diversos locais do País. Segundo dados do Controle Leiteiro Oficial, há dois anos foram cadastrados 790 criadores desta raça, que possuem 96.649 animais em produção. A média brasileira de produção de vacas leiteiras em 2000 foi de aproximadamente oito mil quilogramas.

Hoje, 84% dos criadores de gado holandês estão localizados em São Paulo, Minas Gerias e Paraná, que é considerado o quinto maior produtor de leite do Brasil.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo