Primeiro foco de ferrugem asiática na safra

O serviço de alerta da Embrapa Soja confirmou, ontem, o primeiro foco de ferrugem asiática em lavoura comercial de soja da safra 2005/2006 do Brasil. Segundo a empresa de pesquisa agropecuária do governo, o foco foi encontrado na semana passada em Primavera do Oeste, Mato Grosso. ?Possivelmente, devem existir outros focos?, disse o fitopatologista chefe da Embrapa, José Tadashi Yorinori. Segundo a pesquisadora Cláudia Godoy, o foco foi encontrado por agrônomos da consultoria Céleres em visita à região. A lavoura foi semeada há apenas 25 dias, sobre área de cultivo de sementes de inverno.

?Como houve o cultivo de soja para sementes durante o inverno, o fungo sobreviveu e agora aparece em lavoura comercial?, explicou a pesquisadora. A ocorrência da doença em fase tão inicial implicará aumento de custos no combate à praga. ?Os produtores da região compraram fungicidas para duas aplicações ao longo do ciclo da soja. Mas quando o fungo aparece ainda no estágio vegetativo da lavoura, é possível que sejam necessárias cinco aplicações de defensivo. Estamos preocupados porque o produtor está descapitalizado?, disse Cláudia Godoy.

A Embrapa já registrou focos de ferrugem este ano também na região de Londrina (PR), em planta voluntária; na região de Goiânia (GO) em área de pivô; e há suspeita também de foco no Rio Grande do Sul, em região ainda não confirmada pela Embrapa Soja.

Providências

?Estamos indo para a região no domingo para avaliar a extensão da infestação e discutir as medidas de controle?, informou Tadashi. Ele acredita que, possivelmente, produtores já podem ter aplicado fungicidas nas plantas afetadas para impedir a evolução da doença. Segundo o pesquisador da Embrapa, o foco de ferrugem foi registrado em uma região em que é realizado o plantio de soja também durante o inverno. ?Eles já haviam registrado ferrugem nas lavouras de inverno, cultivadas sob pivôs (irrigação)?, afirmou, acrescentando que a doença apareceu bastante cedo na atual safra de verão, a exemplo do que ocorreu no ano passado.

Na safra 2004/2005, a primeira comunicação oficial da presença da ferrugem havia sido feita no dia 10 de novembro do ano passado, um pouco depois, portanto, do comunicado neste ano.

A ferrugem é uma doença fúngica altamente contagiosa que, se não for controlada, pode provocar reduções de até 80% na produtividade das lavouras de soja. O Brasil registrou perdas de mais de 4 milhões de toneladas na safra 2003/2004, quando houve presença agressiva da doença, mas os danos foram reduzidos na safra passada, devido ao melhor controle e também à estiagem que afetou grandes áreas de produção (a doença se espalha mais rapidamente em ambientes de clima ameno e úmido).

Pouco mais de 5% da área de soja em Primavera do Oeste foi cultivada até o momento, segundo a Fundação MT, mas o plantio está mais adiantado em regiões mais ao norte no Mato Grosso, o maior produtor brasileiro. Consultorias independentes estimam que o Brasil vá produzir entre 53 e 58 milhões de toneladas na nova safra, ante 51 milhões na safra passada.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo