Primeira turbina de Jirau deve operar em janeiro de 2012

A Energia Sustentável do Brasil, concessionária da hidrelétrica Jirau, no Rio Madeira (RO), e a construtora Camargo Corrêa assinam hoje um acordo para antecipar em 34 meses a conclusão das obras da usina, com previsão de iniciar a operação da primeira das 46 turbinas em janeiro de 2012. Com isso, a energia assegurada de 2,045 mil MW médios será disponibilizada até dezembro de 2012, antes do prazo original de setembro de 2015.

Para garantir o cumprimento do novo cronograma, a Camargo Corrêa irá executar as obras das duas margens (direita e esquerda) do Rio Madeira em paralelo. Isso permitirá a construção das Casas de Força I e II simultaneamente, agilizando a montagem eletromecânica das unidades geradoras da usina. Com uma capacidade instalada de 3.450 MW, o investimento previsto é da ordem de R$ 11 bilhões, o que irá gerar 40 mil empregos diretos e indiretos.

Com a antecipação no cronograma, a Energia Sustentável do Brasil poderá negociar essa energia no mercado livre. Pelo contrato de concessão assinado com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a companhia deve iniciar o fornecimento de energia para o mercado cativo em 2013.

A Energia Sustentável do Brasil tem como acionistas a GDF Suez (50,1%), a Camargo Corrêa (9,9%), a Eletrosul (20%) e a Chesf (20%). A companhia venceu a concessão de Jirau em leilão realizado em maio de 2008. As obras do empreendimento já estão em andamento.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo