continua após a publicidade

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, classificou a perspectiva de crescimento zero do PIB (Produto Interno Bruto) do quarto trimestre na comparação com o trimestre anterior como "normal". Segundo o presidente do BC, é natural que haja momentos de estabilidade durante o processo de retomada do crescimento econômico.

"É normal, em todo processo de crescimento, principalmente os de retomada de crescimento, que tenhamos momentos de acomodação", disse, ontem. O BC projeta um crescimento da economia de 5% este ano.

Meirelles não descarta, no entanto, a hipótese de um resultado favorável. "Os analistas e o Banco Central têm sido surpreendidos de uma forma positiva com o vigor e o crescimento da economia brasileira durante todo este ano. Já esperávamos uma acomodação no trimestre anterior, que não ocorreu", afirmou. No terceiro trimestre, o PIB cresceu 1% ante o segundo trimestre.

continua após a publicidade

Para Meirelles, o dado mais importante do Relatório de Inflação divulgado ontem é a projeção de um crescimento da ordem de 4% no próximo ano. "Isto é algo que não era visto como uma possibilidade pelos analistas, de uma forma geral, há um tempo. Com um patamar de produção que já é pico da série em 2004, vamos ter um crescimento importante durante o ano de 2005", disse.

continua após a publicidade