Brasília (AE) – O Ministério da Previdência Social faz hoje a última convocação para que 284,9 mil aposentados e pensionistas respondam ao censo previdenciário. Esses segurados deveriam ter se recadastrado na rede bancária em dezembro de 2006 e janeiro de 2007, mas ainda não compareceram. Segundo a assessoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), esses beneficiários têm 30 dias para comparecer à agência bancária onde recebem os pagamentos.
Após 30 dias o benefício será suspenso e permanecerá nessa condição por mais 90 dias, prazo em que o aposentado ou pensionista titular ainda terá a chance de reativá-lo no próprio banco. Ainda assim, se ele não responder ao censo, o segurado poderá reativar o pagamento em uma agência da Previdência Social.
Na primeira etapa do censo, realizada de novembro de 2005 a agosto de 2006, foram convocados 2,4 milhões de pessoas, dos quais 97% compareceram. Na segunda etapa, iniciada em maio de 2006, e que só terminará em junho próximo, estão sendo convocados 14,7 milhões de beneficiários. O censo é uma das medidas de gestão adotadas pelo governo para identificar aposentadorias e pensões que estão sendo pagas indevidamente.
A estimativa do Ministério é que até o final do censo, pelo menos 1% dos benefícios tenham sido cancelados, com uma economia aproximada de R$ 1,6 bilhão para os cofres do INSS.