Brasília – A partir de amanhã, a Previdência Social dá início ao pagamento concentrado das aposentadorias e pensões nos primeiros cinco dias úteis de cada mês. No total, são 22 milhões de benefícios que são creditados mensalmente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Até agora a Previdência pagava as aposentadorias e pensões nos primeiros dez dias úteis.
A mudança, estabelecida em lei no ano passado, atende a antiga reivindicação dos aposentados, mas pode trazer alguns problemas. Mesmo o pagamento estando à disposição do segurado a partir do dia em que o crédito é autorizado e não existindo prazo para o saque ou movimentação da conta corrente, tanto o INSS quanto os bancos esperam movimento dobrado nas agências, principalmente neste primeiro mês de antecipação.
Para esclarecer os segurados e evitar tumulto nas agências, o ministro da Previdência Social, Amir Lando, usou ontem, pela primeira vez, a TV em cadeia nacional para anunciar as mudanças. Ele explicou que o atendimento poderá ser tumultuado caso os aposentados não prestem atenção ao cronograma de pagamentos e se dirijam às agências bancárias sem saber ao certo a data do recebimento do seu benefício e o horário de atendimento do seu banco.