O presidente do Grupo Paulo Pimentel (GPP), Paulo Pimentel, ministrou na noite da última quarta-feira uma palestra para estudantes de administração, contando toda a sua trajetória como administrador público e privado. A apresentação fez parte do II Fórum de Gestão Empresarial da Universidade Tuiuti do Paraná, cujo tema é ?40 anos de Administração – O perfil do administrador no século XXI?. O evento teve início na segunda-feira e termina hoje à noite.
?Durante esses quarenta anos em que a administração se fortaleceu, tive oportunidade de administrar empresas públicas e privadas. Elas têm diferenças marcantes, mas em comum possuem a necessidade de dedicação, tenacidade e bagagem para conduzi-las?, disse Pimentel antes de palestrar.
Aos pouco mais de duzentos estudantes que estavam no auditório, ele contou um pouco de sua trajetória, desde a chegada a Curitiba, aos 15 anos, quando nutria o sonho de se dedicar à carreira jurídica. ?A vida acabou me levando para o caminho da administração, quando comecei a trabalhar em uma indústria de açúcar?, contou. Quando dava os primeiros passos como administrador privado, Pimentel foi convidado para ser secretário de Estado da Agricultura, pelo então governador Ney Braga. Foi o início da carreira na administração pública, que culminou com o cargo de governador do Estado, em 1967, com apenas 35 anos. Como grande desafio da época, ele citou as dificuldades de administrar sob o rigor das vistas de três presidentes da ditadura. ?Os reflexos vieram posteriormente na perda da concessão de algumas empresas de comunicação que eu comandava?, relembrou.
A despeito dos percalços, Pimentel conseguiu manter um grupo forte de comunicação, liderado por O Estado e Tribuna do Paraná e pelas afiliadas do SBT no Paraná (TV Iguaçu, TV Tibagi, TV Naipi e TV Cidade). A dedicação às suas empresas o fez se afastar da administração da Companhia Paranaense de Energia (Copel), que comandou entre 2002 e 2004. ?Ficou o orgulho de ter auxiliado na recuperação dessa empresa dos paranaenses, que estava tão bagunçada que por pouco não foi privatizada.?
Como recado aos futuros administradores, o empresário deixou alguns conselhos, especialmente a dedicação aos projetos. ?Quem quer ser um bom administrador, não pode cogitar trabalhar apenas seis horas por dia e há de sempre buscar aprender mais?, ensina. A ambição, no sentido positivo da palavra, unida à força de vontade, também é fundamental.
Outra dica é que o administrador se cerque de uma boa equipe, de confiança e que tenha pessoas honestas. ?A grande falha do governo Lula não é apenas a corrupção. É a falta de capacidade da equipe do governo para administrar?, concluiu. Ao final da palestra, Paulo Pimentel recebeu uma placa do coordenador do curso de Administração da UTP, Paulo Cezar Lobo Colli.