O presidente do Banco Central, Armínio Fraga, reúne-se amanhã (terça, 06/08), às 16hs, com a diretoria do Sebrae, na sede do Sebrae (SEPN 515, bloco C, loja 32), para discutir propostas que ampliam o acesso das micro e pequenas empresas (MPEs) ao crédito e disseminam o microcrédito (o crédito barato e desburocratizado, de R$ 1.200, em média).

Entre as sugestões, estão a criação de uma Companhia de Seguro de Crédito para as MPEs, no formato de empresa privada, com fins lucrativos e participação acionária do BNDES, Banco do Brasil, Sebrae, organismos do BID e Banco Mundial, investidores privados e clusters banks, departamentos dos bancos comerciais que atuariam em agrupamentos de empresas.

Para o microcrédito, as propostas visam fortalecer e expandir as entidades sem fins lucrativos que concedem empréstimos inclusive para negócios informais. Entre outras medidas, constam a isenção do IOF nas operações de microcrédito e a criação do crédito solidário, no qual grupos de no mínimo três pessoas se responsabilizam como avalistas mútuos.

continua após a publicidade

continua após a publicidade