(AE) – O presidente da Telecom Itália, Marco Tronchetti Provera, disse ao primeiro-ministro italiano, Romano Prodi, que a companhia poderia fortalecer sua posição financeira por meio da venda de sua fatia na Telecom Brazil (a operadora móvel TIM), avaliada entre 7 bilhões e 9 bilhões de euros. A informação consta de um comunicado divulgado pelo governo italiano ontem.
O governo daquele País pediu que o controle da Telecom Itália permaneça em mãos italianas e, de acordo com comunicado oficial, ?Tronchetti Provera garantiu a Prodi que o controle italiano da Telecom Itália é uma condição irrevogável e que a contraparte (o magnata Rupert Murdoch) já foi informada?, segundo o governo.
No mesmo comunicado, o governo italiano diz que não foi informado sobre qualquer plano de reestruturação da Telecom Itália.
Na segunda-feira, o grupo anunciou que promoveria a cisão dos negócios de telefonia fixa e celular.
Uma série de boatos envolvendo a Telecom Itália surgiu na imprensa européia nas últimas semanas. Uma possível venda do grupo para a News Corp., de Murdoch, já foi tema de reportagens, embora tanto o grupo italiano quando o empresário neguem.
Na semana passada, Murdoch e Provera encontraram-se, mas disseram ter discutido apenas troca de conteúdo.
Ao governo, Provera também teria dito que está estudando opções alternativas à News Corp., incluindo a Time Warner e a General Electric. Na companhia italiana não foi encontrado executivo disponível para comentar o assunto. As informações são da Dow Jones.