A preparação pode ser um elemento chave para quem está disputando uma vaga no mercado de trabalho. O comportamento na hora da entrevista conta muito, assim como o conhecimento da função e da própria empresa. Antes de buscar uma vaga é preciso identificar seu perfil. Alguns cursos de marketing profissional e pessoal podem ajudar o candidato a se sobressair na hora da seleção.
A psicóloga Beatriz Donizetti Kloss afirma que, em se tratando de mercado de trabalho, as pessoas têm que ter consciência que elas são o produto, e por isso é preciso cuidado, não só com o perfil técnico, mas com a apresentação. ?É preciso mostrar uma imagem equilibrada, que vai desde o vestuário adequado até uma boa conversa?, disse, acrescentando que se a entrevista for para uma vaga de mecânico, por exemplo, não é necessário o candidato se apresentar com roupas utilizadas em uma oficina, sujas de graxa.
A apresentação do currículo também conta nessa hora. O material deve conter informações da experiência profissional e outras que agreguem valor à vaga pretendida. Beatriz destaca que não é recomendado apresentar um ?livro?, mas tentar condensar as informações em poucas páginas. A foto deve ser incluída quando solicitada, ou nos casos em que o emprego exigirá boa aparência, como recepcionista ou secretária. Beatriz destaca ainda que muitas empresas têm levado em conta, além da formação técnica, as atividades extras, como o voluntariado.
Os erros na hora da entrevista do emprego são bastante comuns entre os jovens, destaca a instrutora na área de comportamento, mercado de trabalho e português, Rosiane Kaozlovski, que trabalha no Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Segundo ela, que ministra cursos para estudantes do ensino médio e superior que estão em busca de estágio profissional, os erros mais comuns acontecem na hora da apresentação. ?Eles pecam realmente na roupa e forma de se apresentar, mostrando insegurança ou desconhecimento?, disse.
Preparação
Antes de encarar um processo de seleção, o candidato pode se preparar através de cursos especializados. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Curitiba oferece regularmente um curso de Marketing Pessoal e Profissional, que visa proporcionar o desenvolvimento de atitudes e habilidades interpessoais com o objetivo de manter e promover a imagem pessoal e profissional do candidato, além de aprimorar competências e habilidades para vender uma imagem positiva. Entre os temas abordados estão postura física, contatos profissionais, entrevista de seleção, apresentação pessoal e comunicação. O curso tem duração de uma semana e custa cerca de R$ 160.
De acordo com a psicóloga Beatriz Donizetti Kloss, o curso também é válido para quem já está trabalhando, ?tanto para se manter na função como para ascensão dentro da empresa?. Ela destaca que muitas vezes o funcionário tem medo de mostrar novas idéias e acaba perdendo a oportunidade de concorrer a vagas internas que poderiam melhorar sua participação profissional. Já no CIEE os cursos são gratuitos para estudantes, e são abordadas questões da empregabilidade, marketing pessoal, entrevista e auto-estima.
Serviço: Outras informações sobre o curso do Senac podem ser obtidas através do telefone 0800-6436346; e no CIEE no (41) 3313-4300.