Os dez melhores projetos que contam histórias bem sucedidas de mulheres empreendedoras serão conhecidos no dia 7 de março, durante a divulgação do Prêmio mulher empreendedora. A promoção é do Sebrae em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para Mulheres e a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW). O evento acontecerá às 10h, no auditório do Sebrae Nacional, em Brasília.
O prêmio recebeu 1294 inscrições, o que significou um aumento de 84,52% em relação à edição anterior. A premiação foi criada para incentivar e divulgar ações empreendedoras, administradas por mulheres ou grupos de mulheres, que sirvam como exemplo de sucesso para quem deseja abrir seu próprio negócio, informa, Romilda Torres, uma das coordenadoras do prêmio no Sebrae Nacional.
Para a edição deste ano, o prêmio foi dividido em duas categorias: empresárias donas de micro e pequenos negócios e grupos de mulheres reunidos em formato de cooperativas e associações. Na primeira etapa, cada unidade do Sebrae nos estados e no Distrito Federal selecionou as duas melhores histórias em ambas categorias. Na fase regional, das vencedoras de cada unidade da Federação, saíram quatro finalistas, duas de cada categoria nas cinco regiões do País. As 20 ganhadoras receberam troféu, certificado e um curso do Sebrae em uma das seguintes áreas: mercado, recursos humanos, finanças, administração geral, produção e processos, empreendedorismo e liderança.
Essas 20 finalistas foram selecionadas pelo Sebrae e pela Federação das Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil. Elas passaram para a etapa nacional, quando serão escolhidos os dez melhores casos de sucesso, cinco da categoria individual e outros cinco para a categoria grupos de mulheres. Esses dez casos escolhidos na etapa nacional vão participar de um grande evento nacional, ainda a ser definido, já com taxa de inscrição, passagens e hospedagem pagas.
Além disso, haverá um prêmio extra, onde serão destacadas as duas melhores histórias, entre as dez vencedoras nacionais, sendo uma de cada categoria. Elas vão ganhar uma viagem internacional de oito dias a um centro de referência mundial em empreendedorismo.
Além de divulgar as dez vencedoras, o Sebrae também estará lançando um livro que mostra os casos de sucesso das 15 finalistas ao Prêmio Mulher Empreendedora do ano passado. ?A idéia é registrar essas boas histórias para que sirvam de exemplo às futuras gerações?, disse Romilda.