Quem ainda não teve a sorte de ser contemplado no sorteio da Mega Sena ainda pode continuar com esperanças para o próximo sorteio, que acontece nesta quarta-feira (21).
Depois de ter acumulado novamente, o prêmio está em R$ 31 milhões. Para quem pretende jogar neste próximo sorteio, o acúmulo do valor e, consequemente, o prazo estendido, pode ser providencial para que o apostador planeje melhor qual será o destino do dinheiro caso seja o ganhador.
De acordo com o professor de Economia da Faculdade de Educação Superior do Paraná (Fesp), Carlos Eduardo Guimarães, é preciso sonhar muito antes de jogar na Mega Sena.
“Quando se fala em planejamento financeiro pessoal, o mais importante é ter um plano, de acordo com o desejo pessoal de cada um. Por isso, é preciso sonhar bastante antes de jogar para saber o que quer”, recomenda.
Depois de traçar esse plano, é importante também ter educação financeira. “Normalmente, quando uma pessoa ganha o prêmio da Mega Sena, só pensa em consumir. Ela pensa em comprar carros ou casas, mas desconsidera o fato de que esses bens também geram despesas e o custo para manter tudo isso é bastante elevado. Mas o ideal é que ela pense em uma forma de viver sem ter a necessidade de trabalhar por dinheiro, apenas por prazer”.
Desta forma, Guimarães acredita que em poucos anos, os R$ 31 milhões possam se multiplicar. Para isso, o ganhador deve investir em uma educação financeira, fazendo cursos e se informando a respeito dos produtos financeiros em que vale a pena investir. Depois de ter essas informações em mãos, escolher mais de uma forma de aplicação, pois a diversificação garante uma estabilidade maior dos recursos.
“Se a pessoa não tem uma educação financeira, logo coloca o dinheiro em uma caderneta de poupança, que não é a melhor opção. Não estou dizendo que ela deve fazer um curso superior, mas deve ouvir várias opiniões, sem deixar de lado a sua própria, e minimizar os riscos de ser enganada por terceiros”, orienta o professor. Uma boa opção é investir em uma área com a qual já haja familiaridade em um primeiro momento e depois diversificar as aplicações.