economia

Premiê da Grécia busca negociar alívio na dívida do país durante encontro da UE

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, busca incluir negociações sobre o alívio da dívida da Grécia na agenda do encontro da União Europeia que começa nesta quinta-feira em Bruxelas, afirma em nota a corretora Pantelakis Securities. O premiê grego deve realizar reuniões bilaterais com o presidente da França, François Hollande, o da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e o do Parlamento Europeu, Martin Schulz, além da chanceler alemã, Angela Merkel, nos intervalos do evento da UE, segundo autoridades gregas.

O governo busca concluir até o fim de novembro uma segunda revisão do programa de ajuda financeira ao país, que deve começar na sexta-feira. Com isso, teria tempo para conversas com credores sobre medidas de alívio da dívida antes do fim do ano.

Em Atenas, economistas do escritório orçamentário do Parlamento grego afirmaram que o projeto de orçamento enviado neste mês pelo governo é “fortemente recessivo”. Embora o orçamento preveja um crescimento econômico de 2,7% em 2017 no país, ele “tem um caráter fortemente recessivo no curto prazo”, segundo os analistas do Parlamento. Os economistas também argumentam que o projeto promove uma austeridade concentrada em impostos. O rumo da política econômica previsto levará a uma queda nas receitas para atingir as metas estabelecidas, o que atrapalhará o objetivo de voltar ao crescimento econômico, de acordo com o relatório do Parlamento. Fonte: Dow Jones Newswires.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo