Prefeitos dão novo prazo para obras de hidrelétrica

Ribeirão Claro – O representante da Guascor, empreiteira responsável pela construção da barragem da Usina Hidrelétrica de Ourinhos, Paulo Toledo, ganhou um prazo extra de quinze dias para apresentar aos prefeitos do Consórcio Intermunicipal da Região de Ourinhos (Ciro) o projeto de execução das obras de compensação econômica pelo alagamento de terras na região – entre eles, o de uma ponte de concreto sobre o Rio Paranapanema, entre Ribeirão Claro e Chavantes.

A informação é do prefeito de Ribeirão Claro, Mário Augusto Pereira, que integra o consórcio e sugeriu recentemente o embargo da obra por absoluta falta de notícias oficiais sobre a paralisação no serviço de construção da barragem. A notícia da pretensão do embargo ganhou amplo espaço nos jornais, rádio e tevê.

Segundo Mário Pereira, o representante da Guascor explicou, na quinta-feira (29), em reunião com os prefeitos do Ciro que a obra está paralisada por uma dificuldade na captação de recursos nos organismos financeiros. “Ele disse que do total da obra 30% seriam de recursos próprios e 70% de financiamento e já aplicaram 50% com recursos próprios”, informou o prefeito de Ribeirão Claro. “Por este motivo, segundo ele, as obras de compensação econômica pelo alagamento de terras não teriam sido iniciadas.”

A ponte de concreto sobre o Rio Paranapanema deverá ser uma alternativa à ponte pênsil que liga Ribeirão Claro, no Norte Pioneiro, a Chavantes, no Sul de São Paulo. Além desses dois municípios, a usina vai alagar terras de Canitar, Jacarezinho e Ourinhos. O maior volume de terras a ser alagado pertence a Ribeirão Claro.

Mário explicou ainda que a construção da ponte de concreto será também uma via alternativa ao trafego da BR-153, a Transbrasiliana, que recebeu uma praça de pedágio na localidade de Marques dos Reis, na divisa entre Jacarezinho (PR) e Ourinhos (SP). “Temos uma ação judicial que questiona a legalidade da cobrança de pedágio sem que os motoristas tenham uma estrada alternativa para garantir o direito de ir e vir sem o pagamento do pedágio”, disse Mário Pereira. “Já estamos negociando com a concessionária a melhoria das estradas que ligam Ribeirão Claro a Jacarezinho e a Chavantes”.

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