Os preços dos produtos comprados por meio do comércio eletrônico tiveram alta de 1,10% em julho, de acordo com o Índice de Inflação na Internet (e-flation), calculado pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar) em parceria com o Programa de Administração de Varejo (Provar).
A alta de julho, no entanto, representa uma queda de 1,73 ponto porcentual ante o resultado de junho, que registrou inflação de 2,83%, e uma alta de 1,65 ponto porcentual na comparação com julho do ano passado, quando houve uma queda de 0,55% nos preços. O levantamento mostra ainda que, no acumulado dos últimos 12 meses, o índice registra inflação de 2,90%.
Das dez categorias avaliadas, apenas três apresentaram deflação mensal: CDs e DVDs (-5,15%), Medicamentos (-0,97%) e Telefonia e Celulares (-2,80%).
Os demais segmentos avaliados registraram elevação nos preços, com destaque para Eletroeletrônicos, com alta de 4,54%; Brinquedos (3,74%); Cine e Fotos (3,20%) e Eletrodomésticos (3,18%).
A categoria Perfumes e Cosméticos registrou elevação de 2,66% nos preços. Por fim, Livros e Informática foram as que registraram a menor inflação no período, de 0,48% e 0,27%, respectivamente.