Os preços das moradias na Grã-Bretanha podem cair até 18% se houver a confirmação do Brexit, a saída do país da União Europeia, segundo estudo do Departamento do Tesouro britânico.
O secretário do Tesouro, George Osborne, disse que sair da UE provocaria um “choque econômico profundo”, com a queda dos preços das moradias e o aumento das taxas hipotecárias.
As análises do Tesouro indicam que os preços podem cair entre 10% e 18% se a Grã-Bretanha sair do bloco. Os britânicos vão às urnas em 23 de junho para decidir se permanecem na UE.
Os preços das moradias na Grã-Bretanha subiram 9% em março em relação a igual período do ano anterior.
Alguns economistas pensam que a queda dos preços das moradias seria positiva, porque ajudaria a muitos que agora não podem pagar por elas. Outros sustentam, contudo, que qualquer benefício seria acompanhado do aumento de taxas hipotecárias e instabilidade econômica.
Muitos bancos internacionais e agências de classificação de risco têm advertido que a saída britânica da UE desestabilizaria a economia. O presidente do Banco da Inglaterra, Mark Carney, disse semanas atrás que o rompimento com a UE poderia provocar uma recessão. Fonte: Associated Press.