Os preços das importações nos Estados Unidos tiveram aumento de 0,1% em julho ante o mês anterior, um sinal de que uma inflação mais firme pode estar mais próxima no país. Analistas ouvidos pelo Wall Street Journal previam queda de 0,2%.

continua após a publicidade

Na comparação anual, os preços das importações apresentaram queda de 3,7% em julho. O recuo anual é o menor desde novembro de 2014 no país – os preços dos importados não aumentam na base anual há dois anos no país.

continua após a publicidade

Diferentemente da maioria dos indicadores de inflação, os preços dos importados não são ajustados sazonalmente. Esses preços de importados podem influenciar a inflação em geral, mas raramente são o único fator para isso. O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu 0,3% na comparação anual em junho nos EUA. O Departamento do Trabalho divulgará a leitura de julho do CPI na próxima semana.

continua após a publicidade

Os preços das importações tendem a variar mais que os preços para os consumidores. Após um recuo em 2015 e no início deste ano, o índice de preços das importações avança há cinco meses consecutivos.

A alta do mês passado ocorreu devido a preços maiores de importados que não o petróleo, entre eles suprimentos para a indústria e alimentos. Os preços importações excluindo-se o petróleo subiram 0,5% no mês passado, maior avanço mensal desde abril de 2011. Fonte: Dow Jones Newswires.