O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da Alemanha subiu além do esperado em novembro, refletindo pressões inflacionárias em alimentos e no setor de energia, de acordo com dados divulgados hoje pelo Escritório Federal de Estatísticas (Destatis). O CPI preliminar subiu 0,1% em novembro ante outubro e 1,5% na comparação com novembro do ano passado. Foi o maior aumento anual em dois anos. Economistas esperavam que o CPI tivesse uma queda mensal de 0,1% e aumento anual de 1,3%.
Em outubro, o CPI havia registrado um aumento mensal de 0,1% e uma elevação anual de 1,3%. “Como nos meses anteriores, a taxa de inflação foi significativamente influenciada por fortes aumentos nos preços do óleo para aquecimento e de combustíveis, além de frutas e vegetais”, registrou o Destatis, em um comunicado.
Segundo a metodologia harmonizada da União Europeia, o CPI preliminar da Alemanha teve um aumento de 0,1% em novembro ante outubro. Na comparação com o mesmo mês de 2009, a alta foi de 1,6%. As informações são da Dow Jones.