O índice de preços ao consumidor (CPI) dos EUA subiu 0,3% em agosto, em relação a julho, informou hoje o Departamento do Trabalho do país. O resultado foi o mesmo registrado em julho e ficou dentro do esperado pelos analistas. Esta foi a segunda alta mensal seguida para o indicador, que foi puxado pelos preços da gasolina e dos alimentos.
O núcleo do CPI, que é bastante observado pelo Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) e exclui os preços voláteis de energia e alimentos, ficou estável em agosto ante julho, após subir nos três meses anteriores. Economistas esperavam um aumento de 0,1% no núcleo do CPI em agosto.
Já o índice de preços da gasolina cresceu 3,9% em agosto, depois de subir 4,6% em julho, enquanto o índice para alimentos aumentou 0,2%. Em comparação com agosto do ano passado, o CPI subiu 1,1%, levemente abaixo da alta de 1,2% vista em julho. O núcleo do CPI cresceu 0,9%, abaixo da meta de inflação informal do Fed, que vai de 1,5% a 2,0%. As informações são da Dow Jones.