O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) caiu 0,3% em fevereiro no Japão, em relação ao mesmo mês do ano passado, informou hoje o governo. Este é o 24º mês consecutivo que o país registra deflação na comparação anual. Em janeiro, o CPI havia recuado 0,2% em relação a janeiro do ano passado.

continua após a publicidade

O resultado de fevereiro ficou em linha com a mediana das previsões dos economistas. Analistas dizem ainda ser incerto como o terremoto e o tsunami que atingiram o norte do país no dia 11 de março irão afetar os preços. A decisão do Banco do Japão (BOJ, o banco central japonês) de injetar liquidez extraordinária na economia após o desastre, junto aos eventuais gastos com a reconstrução, deve alimentar uma pressão de alta nos preços. Mas os gastos com consumo, por outro lado, devem cair, já que os consumidores devem reduzir as despesas com itens não essenciais. A contaminação por radiação também deve prejudicar o sentimento dos consumidores.

O núcleo do CPI para a região metropolitana de Tóquio, um indicador antecedente das tendências nacionais de preços, caiu 0,3% em março, mostraram dados do governo, abaixo da queda de 0,4% esperada pelos economistas. Em fevereiro, o índice cedeu 0,4%.

O Banco do Japão informou ainda que o Índice de Preços dos Serviços Corporativos, que avalia o custo dos serviços no universo do atacado, caiu 1% em fevereiro ante o mesmo mês do ano passado. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade