Preço dos ovos de Páscoa pode variar até 75% em Maringá

Preocupado em alertar o consumidor quanto aos preços dos ovos de Páscoa, o Procon de Maringá divulgou uma pesquisa, que apresenta uma variação que chega a ultrapassar 60% para um mesmo produto oferecido nas prateleiras dos estabelecimentos da cidade. O órgão divulgou a pesquisa com o intuito de prestar apoio aos consumidores para evitar fazer um mau negócio na hora de presentear alguém.

Entre as variações verificadas pelo Procon, o mesmo ovo da marca Nestlé número 21, de 500 gramas, chega a custar de R$ 24,88 a R$ 39,99 – uma variação de 60,73%. Outro produto, da Garoto, número 12, de 135 gramas, foi encontrado por R$ 12,55 e por R$ 21,99 – variação de 75,22%

Para o diretor do Procon em Maringá, Dorival Dias, a variação constatada ficou acima daquilo que o órgão esperava. Para ele, o resultado da pesquisa é explicado pela falta de informação que o consumidor dispões na hora de comprar.

“O consumidor recebe mais propaganda de produtos que estão em ofertas. Como a maior parte das pessoas não tem como percorrer a cidade toda para encontrar o melhor preço, o comércio pratica o preço que lhe convém”, afirma.

Segundo Dias, a pesquisa do Procon pode auxiliar o consumidor. “A partir da informação as pessoas podem alterar o comportamento e assim evitar que cair numa armadilha”, diz. Dias ressalta que a intenção da pesquisa é dar condições para que o consumidor possa buscar o melhor preço e fazer o melhor negócio.

O diretor do Procon de Maringá orienta que o consumidor deve estar atento e avalie se vale mais a pena comprar no estabelecimento onde o preço é um pouco mais alto, porém mais perto de onde ele está. “Às vezes não vale a pena a pessoa arcar com um custo de deslocamento para adquirir um produto, cujo a variação é mínima”.

Peso também pode variar

Além dos preços, de acordo com o gerente de pré-medidos do Instituto Paranaense de Pesos e Medidas (Ipem), Sérgio Camargo, o consumidor deve estar atento ao peso líquido do produto que está comprando.

Segundo Camargo, é importante que o consumidor não vincule o preço apenas com o tamanho do ovo, pois o peso pode variar para ovos do mesmo tamanho de marcas diferentes. “O número 15 de um Lacta pode não ter o mesmo peso de um Garoto”, alerta.