A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) reduziu novamente o Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) semanal na região Norte. Entre 9 e 15 de maio, o valor estabelecido ficou em R$ 92,96/MWh, queda de 7% em relação à semana anterior. O PLD dos demais submercados (Sudeste, Sul e Nordeste) continua no patamar máximo de R$ 388,48/MWh estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para 2015.
Na análise sobre a situação do sistema elétrico nacional, a CCEE salienta que a previsão de afluências do sistema teve um acréscimo de 3.000 MW médios. O principal aumento, de 2.100 MW médios, é estimado para a região Sudeste/Centro-Oeste. Mais cedo, o Operador Nacional do Sistema (ONS) elétrico anunciou uma elevação de 93% para 100% da média da histórica a previsão de energia natural afluente (ENA) da região Sudeste/Centro-Oeste no mês de maio.
A região Norte deve acrescentar mais 2.000 MW médios ao sistema, mais do que compensando a previsão menos otimista nas regiões Nordeste e Sul. “Outro fator que contribuiu para a redução dos custos de operação foi a expectativa de queda em torno de 800 MW médios na carga prevista para o sistema”, informou a CCEE.
O ONS reduziu hoje, de 63.409 MW médios para 62.286 MW médios, a previsão de carga em maio. Com isso, o indicador deve encolher 0,9% na comparação com o mesmo mês de 2014. Na semana passada, o ONS sinalizava uma alta de 0,9% nessa base comparativa.