Preço ao consumidor sobe 4,9% em fevereiro na China

O Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) da China subiu 4,9% em fevereiro, em relação ao mesmo mês do ano passado, informou hoje o governo. A taxa de inflação é a mesma registrada em janeiro, também na comparação anual. O número ficou acima da mediana das previsões dos economistas, que esperavam taxa de 4,8%.

Já o Índice de Preços ao Produtor (PPI, na sigla em inglês) avançou 7,2% em fevereiro, em relação a fevereiro de 2010, ficando acima dos 6,6% de janeiro e dos 7% apontados pela mediana das previsões de economistas.

O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, prometeu fazer do controle da inflação a principal prioridade da política econômica em 2011. No sábado, em seu relatório de trabalho ao Congresso Nacional do Povo, o poder legislativo do país, Jiabao disse que o governo quer conter o CPI no limite dos 4% neste ano. Em 2010, o CPI subiu 3,3%, ultrapassando a meta de 3% que Jiabao havia fixado em seu relatório.

Investimentos

Em outra divulgação do dia, o setor de estatísticas do governo informou que o investimento em ativos fixos (FAI, na sigla em inglês) nas áreas não rurais da China – novo indicador que substitui o FAI urbano – subiu 24,9% no período janeiro-fevereiro, em comparação com igual intervalo de 2010. O FAI urbano teve alta de 24,5% em 2010, mas os dois indicadores não podem ser diretamente comparados.

A agência de estatísticas da China anunciou ter revisto a forma de compilar os dados do investimento em ativos fixos e da produção industrial. O órgão apresentou o FAI não rural, que abrange investimentos antes contabilizados no FAI urbano mais alguns outros investimentos, e elevou o tamanho mínimo das empresas e os projetos pesquisados durante a compilação dos dados do FAI e da produção industrial.

O aumento do FAI não rural ficou acima da mediana das previsões para o FAI urbano, de 23,5%, conforme pesquisa com economistas realizada antes do anúncio das mudanças pelo escritório de estatísticas. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo