O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da China subiu 6,3% em julho, em comparação com o mesmo período do ano passado, ritmo inferior à alta de 7,1% registrada em junho deste ano e também no seu mais baixo patamar em 10 meses. Julho foi o terceiro mês consecutivo no qual os aumentos dos preços ao consumidor desaceleraram. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (12) pelo Escritório Nacional de Estatísticas do país.
Os preços dos produtos alimentícios, um grande componente do CPI aumentaram 14,4% em julho, ante o mesmo mês de 2007, desacelerando em comparação com a elevação de 17,3% registrada em junho. Já os preços dos produtos não alimentícios subiram 2 1% em julho, levemente superior a alta de 1,9% registrada em junho.
Um abrandamento na inflação pode encorajar o governo de Pequim a atuar mais na sua decisão anunciada no mês passado de focar tanto na manutenção do crescimento econômico quanto no controle da inflação, mas as pressões dos preços permanecem altas e poderiam aumentar de novo no ano que vem, alimentadas pelos preços ao produtor. As informações são da Dow Jones.