Os usuários de telefones celulares pré-pagos têm até o próximo dia 18 para cadastrarem seus dados junto às operadoras. O não-cumprimento acarreta no bloqueio do aparelho e, conforme prevê a lei, a aplicação de uma multa de até R$ 50 por parte da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Estas medidas atendem às determinações da Lei Federal 10.703, assinada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva em 21 de julho de 2003, que obriga todos os usuários desta modalidade de plano a se cadastrarem.
Dos 2 milhões de clientes da operadora TIM Sul, que atua no Paraná, Santa Catarina e na região de Pelotas, no Rio Grande do Sul, 94% já efetuaram o cadastro. Porém, se todos os usuários que ainda devem se cadastrar deixarem para fazê-lo no último dia, como ocorreu em 18 de outubro de 2003 – data final para cadastramento antes da prorrogação do prazo, poderá haver congestionamento na central de atendimento e alguns clientes podem não conseguir entrar em contato com a operadora.
Para alertar o cliente de que o cadastramento deve ser feito e agilizar o processo, a TIM Sul está enviando mensagens de texto (SMS) para os usuários, explicando como efetuar o cadastro e os documentos necessários. Também está sendo realizada uma ação de telemarketing ativo, onde atendentes ligam para o cliente para que ele efetue o cadastro.
O cliente que deseja cadastrar seu aparelho pode fazê-lo de três maneiras. Ligando para o número 1404 do Centro de Relacionamento com o Cliente, acessando o site www.timsul.com.br, ou indo a uma loja e revenda. Os clientes TIM Sul que optarem pelo cadastramento via internet ganham 20 torpedos.