Termina no próximo dia 30 de janeiro o prazo para que as micro e pequenas empresas optem pelo Simples Nacional, segundo a Receita Federal do Brasil. Até o final da tarde desta terça-feira (20), foram registrados 223.802 pedidos de opção. Desse total, 144,4 mil estão pendentes de regularização por débitos ou problemas cadastrais junto à Receita Federal, Estados ou municípios; 67 mil foram deferidos de imediato e 12,3 mil são de empresas novas.
A Receita Federal aconselha que as empresas não deixem para fazer a opção nos últimos dias, já que no momento da solicitação podem ser apontadas pendências que impeçam a entrada no regime, e que devem ser regularizadas até o dia 30, sob pena de impedir a aceitação do pedido. A partir do dia 17 de fevereiro, os resultados dos pedidos que apresentaram pendências serão divulgados no Portal do Simples Nacional, disponível na página da Receita (www.receita.fazenda.gov.br).
O Simples Nacional é um regime tributário diferenciado e simplificado para microempresas e empresas de pequeno porte, em vigor desde julho de 2007.