O prazo para entregar a declaração anual de isento do Imposto de Renda Pessoa Física acaba hoje. Pelos cálculos da Receita Federal, cerca de 5 milhões de contribuintes devem prestar contas ao Fisco, até o final deste mês. A declaração pode ser entregue por telefone (0300-78-0300), internet (www.receita.fazenda.gov.br), lotéricas e Correios. Quem não entregar a declaração pode ficar sujeito ao cancelamento do CPF (Cadastro de Pessoa Física).
Números da Receita mostram que cerca de 45 milhões de contribuintes entregaram a declaração até agora. Estima-se que 50 milhões de contribuintes tenham de prestar contas.
A declaração de isento deve ser entregue pelas pessoas que tiveram rendimentos anuais de até R$ 12.696.
Alguns contribuintes estão dispensados de apresentar a declaração de isento. São os que tiraram CPF neste ano; o cônjuge ou companheiro e o dependente cujo número do CPF já foi informado pelo contribuinte que apresentou a declaração em março e abril deste ano; e a pessoa física que, embora dispensada, já entregou a declaração anual.
Cancelamentos
Quem ficar dois anos consecutivos sem entregar a declaração de isento ou de ajuste (Imposto de Renda) tem o CPF cancelado. Foram cancelados 10 milhões de CPFs neste ano.
Quem teve o CPF cancelado fica impedido de abrir conta bancária, pedir crediário, tirar passaporte, participar de concurso público, receber prêmio de loteria, constituir empresa ou ainda ser parte em transações nos cartórios.
Para regularizar o CPF, basta entregar a declaração de isento – no caso dos contribuintes isentos da declaração anual de ajuste.