Mais de mil pessoas compareceram ontem, na Praça Rui Barbosa, em Curitiba, para fazer a declaração de isento exigida pela Receita Federal. Durante o período da tarde, foram distribuídas senhas para as pessoas que formavam a fila. Vinte contabilistas se revezaram e mesmo assim não foi possível vencer a fila.

Além de Curitiba, o CRC-PR (Conselho Regional de Contabilidade do Paraná), em parceria com a Brasil Telecom, instalou unidades móveis em Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Cascavel e Guarapuava.

De acordo com o inspetor fiscal do CRC-PR, Alfredo Gastão, o número de pessoas superou todas as expectativas e nem todos puderam ser atendidos. “Muitas pessoas foram atendidas, mas algumas ficaram de fora. A maior parte das pessoas atendidas era de idosos. Por ser gratuito, o número de presentes foi maior do que o esperado, por isso foram distribuídas senhas e alguns acabaram não sendo atendidos”, explica.

Matilde Ribeiro, de 42 anos, queria aproveitar a mobilização, mas chegou atrasada. “Vim pra cá para aproveitar porque não precisa pagar. Me atrasei e quando cheguei a fila estava enorme, não deu tempo. Tenho até sexta-feira, e devo ir em uma lotérica”, disse.

Segundo a Receita Federal, quem não fizer a declaração de isento vai ter o CPF cancelado. O procedimento pode ser feito até sexta-feira nas lotéricas, agências dos Correios, telefone (0300-780300) e pela Internet: www.receita.fazenda.gov.br

A mobilização em Curitiba foi organizada pelo CRC-PR (Conselho Regional de Contabilidade do Paraná), juntamente com o Sescap-PR(Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis), Sicontiba (Sindicato dos Contabilistas de Curitiba) e Felopar (Federação dos Contabilistas do Paraná).

continua após a publicidade

continua após a publicidade