A Câmara de Comércio França-Brasil conta com um posto avançado da Rede de Tecnologia do Paraná (Retec), o primeiro instalado em uma câmara de comércio internacional. Operada pelo Sistema Fiep por meio do Senai, a Retec oferece informações e soluções de nível técnico ou de gestão para micros, pequenas e médias empresas e também para futuros empreendedores. O posto, composto por um computador com acesso à internet e operado por dois estagiários bilíngües, funciona desde o final de agosto na Câmara de Comércio França-Brasil. ?Até o fim deste ano, vamos instalar uma unidade da rede também na Câmara de Comércio Alemanha-Brasil?, informa o diretor regional do Senai, Carlos Sérgio Asinelli.

continua após a publicidade

A primeira Rede de Tecnologia foi criada na Bahia. Hoje, a Retec está presente também no Amazonas, Ceará, Distrito Federal e Minas Gerais. No Paraná, começou a funcionar em junho de 2005 e, em março deste ano, iniciou um projeto de expansão que já viabilizou a instalação de 81 postos avançados em unidades Sesi/Senai e sindicatos patronais.

Através dos postos avançados, a Retec promove consultas gratuitas atendendo solicitações de informações tecnológicas, bibliográficas e mercadológicas. Além disso, atende também demandas sobre linhas de financiamento voltadas à capacitação tecnológica e gestão empresarial.

Cada posto avançado da Retec conta com um estagiário treinado, que faz o atendimento aos empresários.

Solicitações

continua após a publicidade

Além dos postos avançados da Retec, as solicitações podem ser feitas de qualquer computador através do portal www.pr.retec.org.br. Em sua maior parte, as demandas tratam de desenvolvimento e melhoria de processos e de produtos, melhoria de gestão, inovação tecnológica e empreendedorismo.

A cada demanda recebida, a Retec busca o especialista mais indicado para fazer o atendimento, que é personalizado e trata diretamente do problema apresentado pelo empresário. A rede tem à disposição grande número de especialistas, tanto do quadro do Sistema Fiep como das instituições parceiras.

continua após a publicidade

As respostas são gratuitas e chegam ao empresário em até cinco dias úteis, sendo disponibilizadas somente a quem fez a demanda, o que garante a confidencialidade das informações.