Foto: Chuniti Kawamura |
Positivo: um milhão de computadores. continua após a publicidade |
A Positivo Informática S.A. (Bovespa: POSI3), maior fabricante de computadores do Brasil e líder no segmento de tecnologia educacional, fechou o ano de 2007 com uma venda de 1,389 milhão de computadores e receita bruta de R$ 2,092 bilhões. No mercado mundial, a Positivo Informática, vendendo apenas no Brasil, já faz parte do seleto grupo dos 10 maiores fabricantes de desktops do mundo, e ocupa a 16ª posição em notebooks. Esta foi a primeira vez que uma empresa nacional bate a marca de um milhão de computadores vendidos em um ano. Este resultado consolidou a posição de liderança da empresa no mercado nacional, que já dura mais de três anos, segundo o IDC.
O crescimento na venda de notebooks chama atenção por manter-se na casa dos três dígitos. Em 2007, a Positivo Informática vendeu 423,9% computadores portáteis a mais que em 2006. Além disso, o aumento de venda de desktops em números absolutos é significativo, foram praticamente 361 mil unidades a mais que em 2006.
O Brasil assumiu a quinta posição no mercado mundial de computadores e a Positivo Informática é a líder absoluta no país. A empresa é a atual líder em desktops e notebooks, encerrando o ano vendendo mais unidades que o segundo e terceiro colocados juntos.
As vendas da Positivo Informática em notebooks no mercado de varejo representaram uma participação de mercado 38,2% durante o ano de 2007. Isso significa a soma do segundo e terceiro colocados. No último trimestre de 2007, a empresa atingiu a liderança nas vendas desta categoria no país, tanto no mercado oficial com 22,1%, como no total com 17,6%. Em desktops a empresa consolida a liderança, permanecendo em primeiro lugar há mais de 3 anos.