Portugal prevê crescimento de 1,2% em 2014

O Banco Central de Portugal elevou hoje sua perspectiva para a economia do país para os próximos dois anos devido à retomada do consumo privado e à contínua alta das exportações, que devem representar 45% do Produto Interno Bruto (PIB) até 2016.

A instituição afirmou que a economia portuguesa deve crescer 1,2% este ano, em linha com as previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI) e da União Europeia, que juntos emprestaram 78 bilhões de euros (US$ 108 bilhões) ao país sob o programa de resgate que termina em maio. Em 2015, o PIB deve crescer 1,4% e, em 2016, 1,7%. As previsões anteriores eram de crescimento de 0,8% este ano e de 1,3% em 2015.

Apesar de ter elevado sua previsão para o consumo privado, o BC português reduziu sua projeção para as exportações, que ainda devem crescer mais de 5% a cada ano. As exportações representaram pouco mais de 30% do PIB de Portugal em 2008, mas têm crescido estavelmente com a combinação de um setor privado mais agressivo e da abertura dos mercados fora da Europa.

O banco central também cortou sua previsão de inflação para os próximos dois anos. Segundo a instituição, em termos harmonizados, a inflação deve subir 0,5% este ano e quase 1% em 2015 e 2016. Fonte: Dow Jones Newswires.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo