Portugal é pressionado a pedir ajuda, diz jornal

O Banco Central Europeu (BCE) e uma grande parte dos países membros da zona do euro (que reúne os 16 países que adotam o euro como moeda) estão pedindo a Portugal que requisite assistência financeira, para que os problemas não se espalhem para a Espanha, disse o Financial Times Deutschland, citando uma fonte do Ministério das Finanças da Alemanha. Portugal, Espanha e Alemanha negaram as informações. A Comissão Europeia desconhece qualquer pressão sobre Portugal para que busque assistência, disse o porta-voz da comissão, Amadeu Altafaj Tardio.

Os bancos de Portugal estão em melhores condições financeiras do que os irlandeses, mas também dependem das linhas de liquidez do BCE para operações diárias, diz o jornal. “Se Portugal aceitasse ajuda, seria bom para a Espanha, porque o país está pesadamente exposto a Portugal”, disse a fonte do Ministério das Finanças da Alemanha.

O BCE não quis comentar a notícia. O Ministério das Finanças disse não estar pressionando Portugal para que aceite uma ajuda da zona do euro, uma vez que “não se trata do papel de um ministério das finanças”, disse o porta-voz, Bertrand Benoit. Já um porta-voz do primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, afirmou que “nega qualquer tipo de pressão”. Um porta-voz do governo da Espanha também negou que o governo espanhol esteja fazendo pressão para que Portugal recorra à ajuda externa. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo