Portos esperam autorização para R$ 4 bilhões de investimento

Levantamento do Centro de Estudos de Logística da Universidade Federal do Rio de Janeiro mostra que chega a R$ 4 bilhões o valor de investimentos em portos que estão à espera de autorização da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). "Seria importante acelerar os processos porque a demora impacta custo e oportunidade", disse hoje o diretor do centro, Paulo Fleury, durante o XIII Fórum Internacional de Logística, no Rio.

De acordo com o especialista, em geral os processos licitatórios envolvendo não só a Antaq, mas também órgãos de meio ambiente, demoram no mínimo um ano. "É muito lento", afirmou. Ele observa que o comércio exterior brasileiro cresceu muito nos últimos anos e que o investimento em portos não acompanhou o ritmo.

Segundo o levantamento, feito junto a exportadores, armadores, terminais e administrações portuárias, o principal problema dos portos brasileiros é o acesso rodoviário, seguido do calado (profundidade do canal de acesso ao porto), e do acesso ferroviário. A pesquisa mostrou que "o usuário em geral não está satisfeito com os portos", disse Fleury.

Entre outros problemas apontados estão interferência política, baixa capacidade de investimento e má gestão com um modelo considerado inadequado. O especialista comentou que houve uma "queda substancial" nas tarifas cobradas pelos portos entre 2002 e 2005 e que "a tarifa, em si, não é absurda". O alto custo para as empresas, entretanto, vem de uma série de fatores, principalmente as dificuldades de acesso ao porto por terra.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo