A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) adquiriu 22 novas bóias de sinalização náutica. Elas vão substituir as antigas bóias de aço carbono e serão colocadas no trecho entre o canal de acesso ao Porto de Paranaguá até o terminal privado da Ponta do Félix, em Antonina.
De acordo com engenheira portuária responsável pela sinalização náutica na Appa, Manuela Oliveira, a aquisição dos equipamentos foi feita com a preocupação de melhorar o sistema de sinalização náutica dos Portos do Paraná e atender às exigências da Capitania dos Portos, que recomenda melhorias em relação a três características principais: aspecto diurno (forma e cor), aspecto noturno (duração, cor e alcance dos lampejos) e posicionamento das bóias de sinalização.
Com a Lei 8.630, que trata sobre a modernização dos portos, passou a ser responsabilidade da administração portuária a sinalização náutica dos canais de acesso. Com a aquisição dos novos equipamentos, 58 das 65 bóias da Appa passam a ser de polietileno. Os terminais paranaenses foram os primeiros do Brasil a implantar o uso deste tipo de bóia.
?Antes, era a Marinha quem cuidava desta sinalização. Como a responsabilidade passou para a Appa, foram adquiridas bóias em polietileno que são mais resistentes, modernas, leves e exigem menos manutenção?, explicou a engenheira. As bóias custaram R$ 480 mil e foram adquiridas por meio de pregão eletrônico.
Segurança
As novas bóias são auto-suficientes na luminosidade e a recarga das baterias é feita por meio de painéis solares. Os equipamentos são monitorados por uma central para garantir a manutenção dos sinais náuticos em boas condições e permitir a segurança da navegação.
De acordo com o superintendente da Appa, Eduardo Requião, as antigas administrações dos Portos não se interessaram em promover a modernização dos sinais náuticos. ?Apesar da lei exigir desde 1993 estas adequações, somente agora, na atual gestão, isto está sendo feito. É mais uma ação que coloca nossos portos em pé de igualdade aos melhores portos do mundo?, afirmou.
Das 22 bóias adquiridas, 18 serão substituídas de imediato no canal entre Paranaguá e a Ponta do Félix. As quatro restantes serão mantidas de reserva, permitindo um rápido posicionamento caso ocorra alguma emergência. Cinco das bóias em aço carbono que serão substituídas no canal serão colocadas no trecho entre o porto Barão de Teffé e a Ponta do Félix, em Antonina. Com isso, esse trecho ganhará bóias luminosas, possibilitando a navegação com segurança, no período noturno.