Porto está com um ship-loader paralisado

Um dos seis ship-loaders (esteiras) instalados no Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá está paralisado desde o início da semana. Para a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap), o problema pode provocar filas de navios e caminhões, ?uma vez que cerca de 20 mil toneladas/dia deixarão de ser embarcadas?. Ainda de acordo com a Aciap, o reparo do equipamento deve levar cerca de 20 dias.  

?Conforme temia a comunidade portuária, desde a última terça-feira (17/4), um dos ship-loaders (berço de atracação 213) do Corredor de Exportação está paralisado, prejudicando as operações com granéis sólidos (grãos e farelos) no Porto de Paranaguá?, afirmou a Aciap em nota à imprensa. Segundo a entidade, ?além dos custos e transtornos causados, o problema poderá provocar filas de navios e caminhões, em função da paralisação daquele berço de atracação?.

De acordo com relatório da Comissão Técnica da Câmara Setorial de Terminais da Aciap, a quebra do ship-loader n.º 2, pode ter ocorrido por falha do sensor de avanço do ?carrinho?, no cabo que alimenta o sensor, no atuador do sensor ou outra falha elétrica.

Escoamento normal

A assessoria de imprensa da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) confirmou que um ship-loader do berço 213 está de fato paralisado desde o início da semana, mas negou que o escoamento de grãos e farelo esteja sendo prejudicado. ?Os ship-loaders são esteiras que podem se movimentar. Essa paralisação não está afetando o volume do escoamento?, garantiu a assessoria. O Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá é formado por três berços de atracação (212, 213 e 214) e cada qual opera com dois ship-loaders. Sobre o prazo para que o equipamento volte a operar normalmente, a assessoria não soube informar. 

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