O Porto do Açu vai ganhar um novo terminal de uso privado (TUP) até 2017. Nesta segunda-feira, 15, a Brasil Port Logística Offshore recebeu autorização para construir e explorar uma nova área no porto, localizado em São João da Barra, no norte do Rio. Os investimentos estão estimados em R$ 610 milhões.
O contrato foi assinado hoje com a presença do governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), e do ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República, Helder Barbalho. Segundo Pezão, a localização do porto é estratégica para que o terminal sirva de base de apoio para a indústria de óleo e gás, especialmente na exploração do pré-sal.
O investimento chega em uma hora em que as finanças estaduais se encontram em situação delicada. O Rio tem enfrentado dificuldade até para pagar seus servidores. A participação do setor privado, neste caso, é de extrema importância, destacou o governador.
“Sabemos que os governos federal, estaduais e municipais estão com muita dificuldade de recursos, e suas capacidades de investimento estão estranguladas. Temos de ter criatividade de usar o setor privado”, afirmou Pezão.
As obras do TUP devem gerar 1,2 mil empregos, segundo o ministro Helder Barbalho. Com o projeto concluído, em 2017, a previsão é viabilizar mais de 20 mil empregos diretos e indiretos.
“Nesse momento de dificuldade na empregabilidade, é extraordinário receber uma notícia como essa”, destacou o governador. “O Estado só vai se recuperar se a iniciativa privada investir, recolher impostos e as pessoas estiverem trabalhando. É esse ambiente que a gente quer criar cada vez mais neste ano.”
O futuro terminal da Brasil Port vai movimentar e armazenar 609 mil toneladas de carga geral, sendo 27 mil toneladas de granel sólido e 243 mil metros cúbicos de granéis líquidos por ano. Entre as cargas que serão transportadas estão fluidos de perfuração, cimento, tubos, equipamentos diversos, diesel e lubrificantes. O terminal também vai realizar manutenção e reparo de embarcações.