A construção de um terminal público de fertilizantes no Porto de Paranaguá foi tema principal de uma reunião, realizada ontem de manhã, por integrantes do Conselho de Autoridade Portuária dos Portos de Paranaguá e Antonina (CAP). O encontro aconteceu na sede da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap), no litoral.
A implantação do terminal já está prevista no Plano de Desenvolvimento e Zoneamento dos Portos Organizados (PDZPO). Por isso, as discussões giraram em torno da possível localização do terminal dentro da área do porto, suas características e importância.
Segundo o procurador geral do Estado, Sérgio Botto de Lacerda, que presidiu a reunião, o Plano de Desenvolvimento prevê que o terminal seja construído perto do terminal de contêineres. Porém, esta não seria a melhor opção. ?O terminal de contêineres está no final do cais do porto, o que iria dificultar a carga e descarga dos fertilizantes. Temos que avaliar melhor esta questão?, declarou.
Na opinião do procurador, a produção de fertilizantes no Brasil é bastante escassa e a necessidade de exportação do produto aumenta a cada dia. Assim, a construção do terminal iria contribuir para que o porto tivesse capacidade de receber uma maior quantidade de cargas de fertilizantes e de forma bem mais organizada.
?Atualmente, o porto opera os fertilizantes em cais comuns. Um terminal específico, com toda estrutura necessária, vai fazer com que as importações do produto por Paranaguá aumentem?, disse o conselheiro do CAP e presidente da Ponta do Félix, Juarez Moraes e Silva. ?Por ano, o Paraná importa cerca de 6 milhões de toneladas que abastecem todo o Estado, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.?
Um terminal bem estruturado também pode contribuir para que os empresários tenham menos gastos com as importações e, conseqüentemente, para que o preço do fertilizante seja mais baixo aos agricultores, influenciando no valor dos produtos finais aos consumidores. ?O fato de o terminal ser público elimina a possibilidade de monopólio na área e permite que os pequenos empresários também tenham acesso a ele?, afirmou a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Portuários e relatora da Comissão de Acompanhamento do Plano de Desenvolvimento, Maria Socorro de Oliveira.
A expectativa do prefeito de Paranaguá, José Baka Filho, é de que o terminal contribua com a geração de emprego e renda do município, fazendo com que novas empresas se instalem e tornando a cidade mais atrativa aos importadores. ?Defendo a idéia de um terminal público porque ele irá garantir serviço ao trabalhador voluntário avulso (estivadores, arrumadores, conferentes, condutores autônomos, entre outros)?. O valor de construção do terminal não foi revelado.