Porto de Paranaguá vai embarcar veículos da Volks

O superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Eduardo Requião, anunciou ontem um acordo operacional firmado com a Volkswagen do Brasil e com a Grimaldi, armador responsável pelo transporte dos veículos da marca para a Europa, que vai ampliar as exportações paranaenses de veículos. ?Este acordo visa a execução de várias ações de infra-estrutura conjuntas, que vão viabilizar a exploração de novos mercados através do Porto de Paranaguá?, disse Eduardo Requião.

A expectativa é que a Volkswagen exporte neste ano 104 mil veículos e, numa projeção maior, aproximadamente, 140 mil em 2006. ?São volumes expressivos se comparados ao histórico do Porto de Paranaguá em relação ao volume de embarques de veículos?, disse o superintendente.

Nos últimos cinco anos, entre exportações e importações, o Porto vem movimentando, em média, 62 mil veículos. Só na exportação, a média do mesmo período chega aos 40 mil veículos ano.

As exportações dos veículos vão exigir operações semanais, com embarques de cerca de 1.200 veículos por navio, entre outras cargas, variando conforme as condições contratuais. Cada embarque deverá ultrapassar US$ 15 milhões.

Levantamento realizado pelo porto demonstra que as exportações de veículos pelo Porto de Paranaguá geraram em 2004 mais de US$ 518 milhões, o equivalente a 6,1% de toda a receita gerada no ano passado, que ultrapassou US$ 8,4 bilhões.

Novo perfil

No ano passado, os portos do Paraná movimentaram 33,5 milhões de toneladas de cargas, com grande ênfase às exportações de produtos agrícolas. Mas, uma avaliação da autarquia aponta que o perfil de cargas do porto vem mudando ao longo dos últimos anos, deixando de ser somente o maior exportador de grãos da América Latina, mas passando a ter também grande representatividade na movimentação de cargas industrializadas, de alto valor agregado, exportadas pelo Brasil. ?Neste novo cenário podemos notar o crescimento da madeira beneficiada, produtos frigorificados, químicos, metal-mecânico e em especial de veículos produzidos no Paraná?, salientou Eduardo Requião.

Operações

Os veículos serão transportados até seu destino através de navios do tipo Roll-On Roll-Off (que movimentam especialmente veículos), embarcações com mais de 200 metros de comprimento, com grande versatilidade e produtividade e desta forma capazes de atender as pranchas operacionais estabelecidas pela Appa.

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