Porto de Paranaguá vai comprar área da RFFSA

O superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), Eduardo Requião, anunciou ontem que, num prazo máximo de um mês, o porto estará adquirindo a área pertencente à Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA) em Paranaguá. A área de cerca de 300 mil metros quadrados faz parte do rol de bens pertencentes à rede, que se encontra em processo de liquidação e foi considerada pelo superintendente como a última área nobre em Paranaguá para ser disponibilizada ao porto pela Rede Ferroviária.

O local que está sendo comprado pela APPA está situado no chamado Km 5 da ferrovia e será usado como um pátio de triagem auxiliar ao existente atualmente, o que não significa, segundo o superintendente, que a APPA estará disponibilizando um novo estacionamento, como entendem alguns usuários. ?Ao contrário. O propósito fim é armazenagem e estruturas que atendam aos interesses da operação portuária. Até que tenhamos possibilidade de iniciar este processo, a área será utilizada como pátio provisório. Vamos usar este espaço emergencialmente para facilitar o fluxo e o tráfego de caminhões e, em seguida, disponibilizaremos para construção de estruturas de armazenagem e de outras que forem necessárias?, explicou o dirigente.

De acordo com Requião, a área atenderá um objetivo comercial traçado pela atual administração portuária, principalmente após o interesse de empresários chineses e canadenses e da Bolsa de Chicago de estabelecerem negócios com o Porto de Paranaguá.

Avaliações feitas pela Caixa Econômica Federal apontam que o preço estimado da área é de R$ 8 milhões. A negociação do valor a ser pago pela autarquia, no processo de compra e venda, levará em conta crédito que a APPA possui com a rede. O montante poderá ser abatido sobre o investimento do porto.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo