O Porto de Paranaguá é o primeiro porto brasileiro – e público – a implantar um sistema de segurança determinado pela Organização Internacional Marítima, cumprindo exigência da Agência Nacional de Transportes Antaq, e do Ministério dos Transportes. A informação, em tom de reclamação, é do governador Roberto Requião e foi dada ontem, durante a Escola de Governo. Requião disse que apesar disso, o porto acabou não recebendo os recursos prometidos pelo governo Ffederal para as obras. As instalações de segurança custaram R$ 4 milhões.
O novo sistema equipou o porto, controle de acesso de pessoas por identificação digital na entrada dos funcionários, além de instalação de balanças nos portões de acesso, sistema eletrônico para leitura de código de barras, cercas na área oeste do porto, área exclusiva para a Polícia Federal, gerador de energia e do sistema de iluminação na área primária, nos silos públicos, no corredor de exportação, além da oficina, da sede administrativa e seus anexos, e instalação de 69 câmeras de segurança.
A padronização dos procedimentos de segurança segue determinação da IMO – Organização Internacional Marítima, órgão ligado à ONU – Organização das Nações Unidas. As normas internacionais são previstas pelo Código Internacional para a Proteção de Navios e Instalações Portuárias e devem ser seguidas por portos de todo o mundo.