O Porto de Paranaguá está comemorando o registro de três novos recordes simultâneos no mês de abril. Segundo o superintendente Eduardo Requião, os recordes dizem respeito à descarga no Silo Vertical Público, o chamado Silão, ao embarque de soja em grãos nos navios pelo Silão e à movimentação do produto em todo o complexo.
Em abril deste ano, foram descarregadas 575 milhões de toneladas no Silo Vertical Público. O recorde anterior foi de 414 milhões de toneladas, registrado em agosto de 2002. Já o embarque de navios com cargas do Silão em abril ficou em 505 milhões de toneladas neste ano, contra 447 milhões de toneladas embarcadas no mesmo mês do ano passado.
A movimentação de recebimento e de embarque de soja em grãos em todo o complexo dá a noção de como o Porto de Paranaguá vem se comportando na atual administração. Em abril, foram mais de 1,758 bilhão de toneladas movimentadas, batendo o recorde anterior de 1,700 bilhão de toneladas registrado em agosto de 2001.
Este é o segundo anúncio de recorde de movimentação em dois meses. Em março, o Silo Vertical Público, integrante do Corredor de Exportação, embarcou 450 mil toneladas de soja em grãos para exportação, o que equivale a quatro vezes e meia a sua capacidade estática de estocagem. A marca supera índices internacionais, que consideram uma rotatividade de duas vezes e meia como uma ótima perfomance.
O recorde anterior é de 435 mil toneladas, volume atingido em abril de 2001.