O Porto de Paranaguá movimentou nesta segunda-feira (28) perto de 170 mil toneladas de mercadorias. Levantamento divulgado pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) mostrou que 10 navios estão atracados nos portos paranaenses, dos quais sete estão no cais comercial do Porto de Paranaguá. Os demais estão distribuídos entre o píer de inflamáveis e o Porto de Antonina. Entre as embarcações, estão a ?Marigold? e a ?Eiren?, que levarão juntas mais de 40 mil toneladas de farelo de soja para a França e Holanda.
As exportações de soja em grão continuam alcançando índices positivos. De janeiro até o momento, 965.195 toneladas do produto foram embarcadas. Enquanto que, no mesmo período de 2004, o volume era de 493.270 toneladas, um crescimento de 95% no comparativo.
Os principais países importadores da soja são China, Índia, Espanha, Itália, Holanda, Irã, Portugal, Marrocos, Coréia, Tailândia, Emirados Árabes e Inglaterra. Nesta segunda-feira, não havia embarcações atracadas para receber a soja mas, ao largo, dos nove navios que aguardam para atracar, dois embarcarão juntos 74 mil toneladas de soja em grão.
A Appa informou, ainda, que 19 navios estão programados para chegar ao Porto nas próximas 48 horas. Do total de embarcações, duas receberão soja em grão: o ?Red Iris? levará 60 mil toneladas para a China e o ?JimakosT? embarcará para a Espanha 16 mil toneladas da soja brasileira.