Foto: APPA

Pátio de triagem: mais agilidade na liberação e menos caminhões estacionados.

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O Porto de Paranaguá está liberando uma média de um caminhão a cada minuto e, com isso, eliminou as filas que se formavam em anos anteriores ao longo da BR-277. Nas primeiras duas semanas do mês, início do escoamento da safra, 732 caminhões passaram por dia pelo porto paranaense. Já nas últimas duas semanas, a média subiu para 1.130. Mesmo assim, não foi registrada fila de espera, situação jamais verificada nesta época do ano nas últimas duas décadas.

?Neste mês, superamos o número de caminhões carregados com grãos sem que houvesse congestionamento na rodovia. Provamos, a cada escoamento da safra agrícola, que é possível acabar com a fila de carretas sem comprometer as exportações, garantindo ainda qualidade nos serviços e dos produtos embarcados?, afirma o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Eduardo Requião.

Sem o histórico congestionamento na principal rodovia de acesso ao terminal portuário, o Porto de Paranaguá contraria o registrado em março de 2004, quando cerca de 3 mil caminhões permaneciam ao longo da BR-277 aguardando a vez para descarregar grãos. Na época, segundo Eduardo Requião, a fila só surgiu pelo descumprimento, por parte dos operadores portuários, de uma ordem de serviço.

Hoje, segundo o chefe do Setor de Operações da Appa, Clauber Candian, a formação de filas é pouco provável. ?As medidas de logística que foram adotadas pelo superintendente Eduardo Requião acabaram com as filas?, afirma. Candian diz ainda que o Porto de Paranaguá está preparado para receber mais de 3 mil caminhões no pico da safra de soja, número que deve ser verificado já entre abril e maio.

Novo sistema

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De acordo com a Appa, depois de anos tendo que conviver com as filas, o Porto de Paranaguá passou a contar com medidas de logística capazes de reverter um quadro que parecia incorrigível. Com o novo sistema, só são recebidos no pátio de triagem caminhões cuja carga já esteja vendida para o mercado internacional e quando há navio pronto para atracar.

?Esta logística foi adotada pela superintendência sem que o porto tivesse que fazer novos investimentos e desmistificou os antigos argumentos de que não há silos suficientes no campo?, dia ainda o chefe do setor de Operações.

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A Appa prova, através de números, a explicação. Em 2005, foram embarcadas pelo corredor de exportação do Porto de Paranaguá quase 400 mil toneladas do complexo soja (grãos e farelos) a mais que em 2004, quando o total chegou a 10,3 milhões de toneladas. Em 2005, foram embarcadas 10,7 milhões de toneladas.