Brasília (AE) – Antes de colocar em prática os dois novos mecanismos de apoio à comercialização da safra 2006/07 de soja, o governo precisa publicar no Diário Oficial da União uma portaria com o regulamento das operações. O passo seguinte é a publicação do edital do leilão. Apesar da estréia do Brasil na Copa do Mundo da Alemanha, hoje, e do feriado de Corpus Christi na quinta-feira (15), os técnicos do Ministério da Agricultura querem que o regulamento seja publicado até sexta-feira (16).
Em substituição do programa de opções privadas, o Prop, o governo adotará dois mecanismos para apoiar a comercialização da oleaginosa. As operações são similares e poderão ser oferecidas aos produtores e compradores de soja, ou seja, indústrias esmagadoras e exportadores. Os novos mecanismos já receberam o aval da área jurídica da Conab e do Conselho de Administração da estatal.
O primeiro deles é Prêmio de Equalização da Soja (Pesoja) e tem como público-alvo o comprador. As indústrias e exportadores entrariam num leilão e arrematariam o prêmio, ficando com a obrigação de pagar o ?preço cheio? aos produtores e têm o direito de receber esse valor posteriormente do governo. O segundo mecanismo de apoio à comercialização de soja será oferecido direto ao produtor, o Prêmio Equalizador pago ao Produtor (Pepro).